terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Quase resenha.

Confesso que estou ha anos-luz distante daqui e já havia desistido de qualquer tipo de escrita. Mas minha mais recente (?) leitura me fez correr para um lugar que eu pudesse falar.


Já não é mistério para ninguém que a série Divergente foi um sucesso mais que fenomenal e virou uma super moda por ai (com direito a pessoas no parque se separando por facções). Antes desse sucesso todo já tinha ouvido falar do primeiro volume por um amigo e me interessei. Mas não comprei.
O caso, caros amigos fantasmas, é que eu já estava desgastada desse tipo de história depois de certas mortes em certa trilogia de magos. Enfim, só fui ter o livro no inicio do ano quando uma amiga comprou e NÃO QUIS. (Desculpa amiga, mas a perda foi sua) Como boa bibliomaniaca que sou, resolvi dar uma chance e, amigos, foi o meu fim.
Todas as 500 paginas de Divergente foram lidas em questão de horas, uma noite para ser mais exata. Devorei aquela historia como se não houvesse amanha. Linha por linha. Dificuldade por dificuldade. Paixonite severamente aguda pelo Quatro e tristeza absurda com as mortes que vieram. T U D O. A história é tão bem formada e as reviravoltas tão WOW! Não tem freio.
Dai okay. Cabou. E agora ? O que fazer com a minha vida ? Quatro, me lembra como respira por favor, de preferência boca a boca. (parei)
Voltando, acabou que ganhei os dois livros seguintes da trilogia e Insurgente se foi em um pouco mais de tempo, mas não menos angustiante. Morre não morre, libera ou não libera, sou culpada ou não, facções ainda existem ? Minha mãe não morreu e só agora que to contando pra vocês trouxas! Mentiras, traições, romance, aliados e SURPRESAS.
Mais um livro que acabou e eu não sabia o que fazer porque 1- que final e 2- tava viajando e tinha muita gente a minha volta para perceber meu surto. Mas ai parei para pensar e: tava muito bom pra ser verdade.
E estava mesmo, a história tava super bem moldada, meus personagens continuavam firmes e fortes e nada poderia detê-los. Muito bom pra ser verdade.
Como curiosa e prevenida que sempre fui, no inicio do terceiro livro dei aquela marota olhada no final. UM NOME IMPORTANTE NÃO ESTAVA LÁ !
Era tudo o que eu precisava para formar toda a minha revolta e xingar a Verônica Roth de todos os nomes possíveis. Larguei o livro, larguei mesmo. Taquei longe. Fiquei tão irritada que fiquei uns dois meses sem ler nada.
Então resolvi dar outra chance.
Ainda não estava curada do meu ataque de fúria então só cheguei na metade do livro e comecei a pensar que a historia inteira tinha perdido o total sentido e saído do prumo, queria saber sobre que tipo de droga ilícita a escritora estava sob influencia quando resolveu dar aquele rumo a tudo. Fiquei irritada e .... parei de novo.
Mais dois meses.
Tentativas de ler outros livros sem ter vontade de terminar nenhum. e Convergente lá, no fundo de tudo, esquecido. Mais livros inacabados e a teoria de que não iria acabar nada enquanto ainda tivesse aquele como encosto.
Resolvi terminar.
Falei mal dele e da autora pra Deus e o mundo e as criaturas magicas. Uma pessoa completamente revoltada.
Até que finalmente me aproximei dA PARTE (sim, aquela parte que me fez desistir de tudo) e eu não conseguia parar de ler, que historia tão sinistramente articulada.
Meu personagem morreu ? Morreu. Fiquei triste e mal ? Fiquei. Me conformei ? Incrivelmente sim. E agora lhes digo todo o motivo do meu surto:
a autora conseguiu matar meu personagem de uma forma extremamente idiota, em vista das outras oportunidades que teve para isso, mas me fez aceitar. E eu aceitei porque ela também me fez passar por todo o luo, por toda dor e sofrimento que o outro sentiu e que em outros livros normalmente não é tão bem expresso, sempre exagerado ou mal feito. Ela me fez ver que não foi tão em vão, que tudo mudou, mas que sempre haveria a ferida. Ela fez o meu personagem crescer e acima de tudo, fez com que eu me identificasse. (Também criou uma das mais belas ultimas paginas de livro, diga-se de passagem) 

                                                                                                                                         See you. 
 

2 comentários:

  1. sobre a sua resenha: PARA QUE TÁ ME DANDO MAIS VONTADE DE LER.
    sobre a sua aceitação: cada vez que você repete que aceitou (!!!!!!!!!!!!!!!!), Deus prepara um dilúvio novo. já somei quatro. tenha piedade. D:

    te amo

    ResponderExcluir
  2. Oi, amei sua resenha e queria saber que versões dos livros é essa?.Eu tenho todos os livros e as versões de colecionador também, mas essa capa eu nunca tinha visto. Tem alguma diferença ou algo?

    ResponderExcluir